Habilitando Multiplos Endereços IP

Olá,

Voltando ao trabalho mais técnico, tenho um servidor novo para configurar. Com CentOS 7 + Postfix + OpenDkim, ele fará o transporte de diversas campanhas de email marketing. Trata-se de um cinzento que quer aumentar seus envios e para isso contratou 256 endereços IP de um datacenter Russo.

Classicamente, para se ter multiplos endereços IPs configurados em um sistema Redhat-like como o CentOS, basta seguir as instruções abaixo até o passo 2. Entretando, CentOS 7 requer mais passos (3 e 4):

  1. Verificar qual a interface de rede que receberá os IPs adicionais -o comando ip link me mostra a interface ativa (UP)
    comando-ip-link
  2. Configurar o arquivo “range” para essa interface – no meu caso a interface é a enp1s0f1configurar-range-fileO conteúdo do arquivo (ifcfg-enp1s0f1-range0) deve conter as linhas com o primeiro e último endereços IP do range, a máscara de rede e um identificador para cada interface “clonada” (sim, é isso que o arquivo de range faz)
    conteudo-range-fileBasta agora reiniciar o serviço de rede. Maaaas… para CentOS 7, temos mais algumas coisas para fazer, a seguir…
  3. Desativar o bendito serviço NetworkManager – editar o arquivo de configuração da interface enp1s0f1 e acrescentar a linhaNM_CONTROLLED=NO
    configurar-nm_desativadoSem isso, essa porcaria não funcionaria nem com reza brava….
  4. Agora sim, reiniciar os serviços de rede com o comando systemctl restart network (sim, nada mais de service network restart… vamos usar o novo jeito) e tudo deve funcionar bem com os IPs no ar.

Esse é o jeito para configurar um range relativamente grande de IPs. Para configurar alguns poucos IPs, há um jeito diferente. Repare que no screenshot do item 3, temos algumas linhas interessantes:

IPADDR0: x.x.x.x (endereço ip zero, uhum…)
PREFIX0: xx (cidr ref. a mascara de rede do ip zero, bom….)
GATEWAY0: x.x.x.x (gateway do ip zero, é opcional…)

Sendo assim, para alguns poucos endereços IPs adicionais, basta configurar

IPADDR1: y.y.y.y
PREFIX1: yy
IPADDR2: z.z.z.z
PREFIX2: zz
IPADDR3: w.w.w.w
PREFIX3: ww

Bacana, não? Estamos falando de incluir vários endereços IPs no mesmo arquivo de configuração da interface enp1s0f1, que no meu caso é a que me interessa. Vivendo, pesquisando, estudando e aprendendo! ;)

UPDATE em 05/12/2017

Acrescente o parâmetro abaixo ao seu arquivo e evite ficar DIAS esperando as interfaces do servidor subir por estar verificando via ARP se mais alguém está usando o IP da interface:

ARPCHECK=no

Agora sim, só alegria!